Pular para o conteúdo principal

1º Bimestre / 8º Ano /2012 planejamento de Língua Portuguesa

Escola:
 Professor: 
1º Bimestre / 8º Ano /2012 
planejamento de Língua Portuguesa                                      
Competências
Alargara a compreensão e hábitos de leitura, a discursos em diferentes variedades  do português, incluindo  o português padrão, e dominar progressivamente a compreensão em gêneros formais e públicos essências para entrada na vida profissional e para o prosseguimento dos estudos. 
     Habilidades   
   Propiciar-se  de certos aspectos da Língua de uso e dominá-los corretamente na linguagem oral e escrita;
 Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizando o nosso contexto social;                               Reconhecer a epopeia como gênero do narrar em suas especificidades e em comparação com o conto.
Conteúdo programático :
·        A língua e as transformações no tempo
·        A ação do tempo
·        Linguagem: comunicação e memória ,
·        Organização de informação em esquema
·        O desenvolvimento da escrita
·        Portadores textuais.
1.     Gênero: conto e epopeia
ü conceito e algumas características da epopeia;
ü estrutura e elementos da narrativa;
ü resumo da narrativa.
2.     Estudos gramaticais:
ü elementos de coesão textual;
ü marcas de tempo e de oposição;
ü pronomes, preposição, conjunção, advérbios ou locuções adverbiais;
ü frase, oração, período;
ü elementos coesivos e organização de períodos;
ü advérbio e orações adverbiais (classificação).                          
Unidade suplementar
ü competência comunicativa e adequação da linguagem à circunstância e à intenção da comunicação.
3.     Produção oral e escrita de textos:
ü resumo (sinopse) de narrativa para a publicação em revista:
ü narração com base na figura de um herói;                                
     retextualização da narrativa em prosa para a narrativa em quadrinho.

(Retirado  do plano de curso)                   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda