Pular para o conteúdo principal

O leão e as outras feras

O leão e as outras feras
Certo dia o leão saiu para caçar junto com três outras feras, e os quatro pegaram um veado. Com a permissão dos outros, o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o veado em quatro partes iguais. Porém, quando os outros foram pegar seus pedaços, o leão falou:
_ Calma, meus amigos. Este primeiro pedaço é meu, porque é o meu pedaço. O segundo também é meu, porque sou o rei dos animais. O terceiro vocês vão me dar de presente para homenagear minha coragem e o sujeito maravilhoso que eu sou. E o quarto... Bom, se alguém aí quiser disputar esse pedaço comigo na luta, pode vir que eu estou pronto. Logo, logo a gente fica sabendo quem é o vencedor.
Moral: Nunca forme uma sociedade sem primeiro saber como será a divisão dos lucros.
Fábulas de Esopo. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.
                        Análise do texto
Trata-se de uma fábula  curta, texto organizado em um gênero da ordem do narrar: ficcional, com ações organizadas no eixo temporal e com estabelecimento de relações de causalidade entre as mesmas. Além disso, organiza-se episodicamente, por meio de personagens que representam determinadas características humanas, de uma trama que tem como finalidade provocar uma reflexão no leitor.
A linguagem do texto é bastante familiar aos alunos, com registro mais para o coloquial, apesar de circular na esfera literária.  Os períodos são organizados na ordem direta e são de pequena extensão.
 Para responder corretamente as questões abaixo: O aluno precisa ler todo o segundo período, sumarizar  a informação semântica (de sentido) relativa as ações do leão e, depois, estabelecer uma relação entre as opções de respostas e características mais significativamente observada.


                                            Compreensão do texto
1)    Qual o animal pego pelo leão e os outros três animais?
2)    Quem se encarregou de dividir a presa? E dividiu em quantos pedaços?
3)    O que aconteceu na hora da divisão do veado?
4)    Observe a fala do leão e dê sua opinião sobre cada atitude dele em relação aos pedaços da caça.
a)      _ Calma, meus amigos. Este primeiro pedaço é meu, porque é o meu pedaço.
b)    _ O segundo também é meu, porque sou o rei dos animais.

c)     _ O terceiro vocês vão me dar de presente para homenagear minha coragem e o sujeito maravilhoso que eu sou.


d)    _ E o quarto... Bom, se alguém aí quiser disputar esse pedaço comigo na luta, pode vir que eu estou pronto. Logo, logo a gente fica sabendo quem é o vencedor.

5)    O leão usa o terceiro argumento para lhe exaltar diante dos outros animais.  Sabemos que o texto é uma fábula mais que tem característica humana. Você acredita que tem pessoas com esse tipo de comportamento? justifique.

6)    No quarto argumento do leão, ele usa uma estratégia que segundo ele, ninguém tem força poder e coragem suficiente para ganhar esta disputa. Você acredita que só os fortes, poderosos e valentes podem sair ganhando vantagens?

7)     Com base no texto, percebe-se que o leão é:
a)     ( ) descontrolado.
b)    ( ) esperto.
c)     ( ) implicante.

8)    Observe na primeira, segunda e terceira fala do leão e veja que ele empregou a palavra ”porque”  junto. Você sabe o motivo dela aparecer dessa forma? 
a)( ) Sim, porque foi usado em pergunta.
b)( ) Sim, porque foi usado para justificar algo.(responder)
                 c) ( ) Sim, porque foi usado varias vezes no texto.
9) No texto aparece quatro numerais ordinais. Quais são eles?
a) ( ) primeiro- segundo- terço- quarto.
b) ( ) primeiro- dois- três- quarto.
c) ( ) primeiro- segundo- terceiro- quarto.
10) Leia o trecho do texto:  “... Logo, logo a gente fica sabendo quem é o vencedor.” Qual dos pronomes é adequado para substituir o termo
a gente?
a)     ( ) nós.
b)    ( ) eu.
c)     ( )vocês.
11)  Qual o sentido da palavra  “presa” no trecho do texto:
“ ... o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu  o ...”
a)     ( ) dente canino
b)    ( ) mulher encarcerada
c)     ( ) animal que outro caça ou mata para alimentar-se

12) Baseado neste texto, dê outro final para essa história:

O leão e as outras feras
Certo dia o leão saiu para caçar junto com três outras feras, e os quatro pegaram um veado. Com a permissão dos outros, o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o veado em quatro partes iguais.
(...)

Gabarito das questões 7,8,9,10 e11,:
7. b  / 8. b / 9. c /10. a /11ª.c /
 (Ray. Costa,14/03/12.)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda