Escola:
professor(a):
2º Bimestre 6ª série/7º Ano/2012
Planejamento de Língua Portuguesa
Competências:
Desenvolver a habilidade de argumentar, transmitir opiniões, comparar os diversos enfoques de um mesmo tema, refletindo questões de valores e atitudes.
Habilidades:
Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizando o nosso contexto social.
Refletir sobre o uso da leitura e da escrita em seu dia a dia quanto o emprego dos conteúdos gramaticais empregados nos textos orais e escritos.
Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, experiências e ideias, interpretando-as e estabelecendo relações entre elas.
Desenvolver o gosto pela leitura como aquisição de conhecimentos e forma de lazer.
Conteúdo programático
Estudo da língua:
Pontuação: uso da vírgula
Verbo:
- Usos dos tempos verbais;
- Locuções verbais;
- Flexões ( pessoa, número, tempo, modo)
- Conjugações.
Unidade suplementar:
lll - Um pouco mais sobre pontuação;
- Modelos de conjugação verbal (verbos regulares)
Gêneros:
3 - Relato e memória: diário, biografia e autobiografia;
4 - Relato de experiência: diário e registro de viagem.
Metodologias:
Aulas expositivas.
Desenvolver atividades com o objetivo de obter informações sobre o que o aluno já sabe, de que forma e em quais condições (contexto).
A aula deve ser mediada de modo que cada aluno possa expressar suas opiniões e sua visão de mundo diante do assunto em estudo.
Dar oportunidade aos alunos de expressar, dizer o que pensam ou sentem em relação aos conteúdos abordados.
Avaliação:
Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
Participação individual e coletiva.
Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
Referência:
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
lSBN 978 85 08 12353 7 (professor) . Tudo É Linguagem - 6ª série.
Comentários
Postar um comentário