Escola
professor:
2º Bimestre: 8ª série/9º Ano/2012
Planejamento de Língua Portuguesa
Competências:
Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos diversos meios de comunicação.
Habilidades:
Desenvolver a capacidade de dominar a leitura e a escrita em diferentes contextos e situações do cotidiano.
Compreender através dos textos, o uso adequado da estrutura das frases e diálogos usando corretamente a organização gramatical em torno do uso da língua.
A propiciar-se de certos aspectos da Língua de uso e dominá-los corretamente na linguagem oral e escrita.
Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizando o nosso contexto social.
Conteúdo programático:
2º Bimestre
Estudo da língua:
Período composto (2)
O processo de subordinação: outras formas de estabelecer coesão (1)
Classificação das orações substantivas
Orações reduzidas
O processo de subordinação: outras formas de estabelecer coesão (2)
Orações subordinadas adverbiais
Unidade suplementar:
ll. Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, palavras polissêmicas
lll. E agora? Qual devo usar?
Gênero:
2. Crônica e conto
3. Romance
Metodologias:
Aulas expositivas.
Desenvolver atividades com o objetivo de obter informações sobre o que o aluno já sabe, de que forma e em quais condições (contexto).
Realizar atividades a fim de obter informações que possibilitem a orientação da intervenção pedagógica para tomar possível o ensino e a aprendizagem de melhor qualidade.
Realizar atividades a fim de obter informações que possibilitem a orientação da intervenção pedagógica para tomar possível o ensino e a aprendizagem de melhor qualidade.
Avaliação:
Participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
Participação individual e coletiva.
Atividade escrita para fixação dos conteúdos.
Referências bibliográficas:
Borgatto, Ana Maria Trinconi, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lucia de Carvalho Marchezi.
Tudo é linguagem: língua portuguesa/ 2 ed.—São Paulo: Ática, 2009.
lSBN .Tudo É Linguagem – 8ª série .
Comentários
Postar um comentário