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Atividade com o Conto e epopeia, O Rei Gilgamesh (Recontado por Ludmila Zeman e Tradução de Sérgio Capparelli

            Atividade com o Conto e epopeia, O Rei Gilgamesh (Recontado por Ludmila Zeman e Tradução de Sérgio Capparelli
Contar histórias é uma arte muito antiga, como prova a epopeia de Gilgamesh, registrada nas tabuletas de argila, há muito tempo.
Epopeiaé uma longa narrativa em versos, originalmente composta para ser falada ou cantada. Geralmente exalta as ações ou os efeitos memoráveis de um herói, histórico ou lendário, que representa uma coletividade, isto é, um povo, uma nação. Seu objetivo é apresentar fatos exemplares do passado que serviram de modelo para o comportamento dos ouvintes.  É um conto adaptado da epopeia de um povo distante da nossa cultura ao trecho de um episódio da epopeia do povo português, o texto traz para o leitor a figurado herói no que ele tem de mais humano: a busca de si mesmo e do sentido de sua vida.
1)    Gilgamesh ordenou a construção de uma grande muralha em volta da cidade. Qual era o motivo da construção da muralha?
a)     ( ) Gilgamesh  queria mostrar que era forte, poderoso e desejava que as pessoas se lembrassem dele para sempre.
b)    ( )Gilgamesh  queria mostrar que era fraco, medroso e desejava que as pessoas se lembrassem dele para sempre.
2)    No início da construção da muralha, o povo ajudou de boa vontade, mas no final, suplicava a Gilgamesh que suspendesse o trabalho. Por que o povo mudou de atitude?
a)     ( ) Para que o serviço não fosse interrompido, todos os homens trabalhavam dia e noite e, como a comida foi se tornando escassa, eles desmaiavam de fome e de cansaço.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
b)    ( ) Para que o serviço  fosse interrompido, todos os homens trabalhavam dia e noite e, como a comida foi se tornando cada dia melhor, eles desejavam trabalhar mais.
3)    Gilgamesh não atendeu às súplicas do povo para que a construção da muralha fosse interrompida. Quem interferiu para buscar uma solução para o sofrimento do povo e qual providência foi tomada?
a)     ( )O deus Lua. Ele criou Enkidu, um homem tão forte quanto Gilgamesh.

b)    ( ) O deus Sol. Ele criou Enkidu, um homem tão forte quanto Gilgamesh.
4)    Quais eram as semelhanças entre as personagens Gilgamesh e Enkidu?
a)     ( ) Ambos eram criações do deus Sol, ambos eram fracos e só um  conhecia a bondade humana.
b)    ( ) Ambos eram criações do deus Sol, ambos eram fortes e nenhum dos dois conhecia a bondade humana.
5)    O que aconteceu para despertar a ira de Gilgamesh contra Enkidu?
a)     ( ) O caçador chamou Enkidu de “o homem mais forte do mundo”.
b)    ( ) O caçador chamou Enkidu de “o homem mais fraco da cidade”.
6)    Que sentimentos Enkidu experimentou ao sair do lugar onde vivia e chegar á cidade?
a)     ( ) Enkidu sentiu alegria por deixar seus amigos e não ficou impressionado com a cidade, pois já  tinha imaginado quanto poderia ser bonita.
b)    ( ) Enkidu sentiu tristeza por deixar seus amigos e ficou impressionado com a cidade, pois nunca tinha imaginado quanto poderia ser bonita.
7)    Releia a frase e responda a questão abaixo:
“Na manhã seguinte, o povo reuniu-se para ver Shamhate e Enkidu aproximando-se da porta da cidade.”
Qual a reação de Gilgamesh ao ver Enkidu e onde ocorreu o enfrentamento entre os dois?
a)     ( ) Gilgamesh desafiou Enkidu para uma luta em cima da muralha.
b)    ( ) Gilgamesh desafiou Enkidu para um torneio de futebol próximo da muralha.
8)    Depois da luta entre Gilgamesh e Enkidu, “O rei compreendeu finalmente o que era ser humano”. Então para o rei, o que era ser “humano”?
a)     ( ) Era não estar sozinho, ter achado um amigo.
b)    ( )Era  estar sozinho, e não ter achado um amigo.
9)    “Uma nova paz reinou em Uruk.” Para descrever a “nova paz”, o narrador enumerou algumas ações e sentimentos como:
1.     Shamhat navegava pelo rio em noites calmas;
2.     Gilgamesh e Enkidu faziam planos para tornar a cidade mais feliz;
3.     Shamhat tocava harpa e cantava;
4.     Shamhat sentia orgulho por ver os amigos juntos;
5.     O povo parava para ouvir a música de Shamhat e sentia gratidão.
Estas afirmações são :
a)     ( ) Apenas a 1,2,3, são verdadeiras.
b)    ( ) Todas são verdadeiras.
10)                      Qual a grande mudança que ocorreu na relação entre governante e governados, no  fim do conto?
a)     ( ) No início o governante  não oprimia os governados e estes eram felizes. No    fim, o governante não passa a colaborar com os governados e não faz planos para tornar a cidade um lugar mais feliz.
b)    ( ) No início o governante oprimia os governados e estes eram infelizes. No fim, o governante passa a colaborar com os governados e faz planos para tornar a cidade um lugar mais feliz.
11)                      Numa epopeia, os fatos e as personagens podem representar
valores ou aspectos da vida humana. Gilgamesh, por exemplo, representaria o poder autoritário e cruel. O que Enkidu e Shamhat representariam?
a)     ( ) Enkidu, representaria o sentimento, o respeito á natureza, a convivência fraterna, a humanização e Shamhat representaria a sensibilidade, o respeito ao diferente, a compreensão, a tolerância e a arte.
b)    ( )Enkidu, representaria o ódio, a poluição  da natureza, a não humanização e Shamhat representaria a desunião, a falta de respeito ao diferente, a incompreensão, a intolerância e a arte
12)                      Diga se os aspectos ou características da epopeia são verdadeiras ou não.
1.Há outras personagens que geralmente atendem ás necessidades de seus senhores: povo, servos, amas...
2. O espaço é geralmente grandioso.
3. Ação localizada num passado remoto.
4. Há deuses e semideuses que interferem na ação .
5.O herói épico é, geralmente, o representante ou líder de uma comunidade. Pode ser um rei ou um nobre.
6. As ações ou feitos heroicos e grandiosos.
Responda:
 a)( ) As seis características são verdadeiras.
b)( ) Somente, 3, 4, 5,6 são verdadeiras.

13)  Qual a característica que melhor define Gilgamesh como herói?
a) ( ) Por ser metade homem, metade deus.
b( )  Por ser todo homem.

14 Enkiduaparece também com características de herói ao lado de Gilgamesh. Quais características de herói podem ser atribuídas a Enkidu?
a)     ( )Por ser  homem e não ter traços dos deuses; agir sempre em prol de uma comunidade; ter atitudes éticas, que servem de exemplo para os homens comuns; sempre vencer os obstáculos que aparecem á sua frente
b)    ( ) Ser metade homem e metade deus; agir sempre em prol de uma comunidade; ter atitudes éticas, que servem de exemplo para os homens comuns; sempre vencer os obstáculos que aparecem á sua frente.
15)  Baseado nas informações retiradas  do conto. Dê sua opinião sobre as seguintes questões:
a) Para você o que é ser “humano”?
b) Há no mundo muita gente que ainda não descobriu o que ser “humano”? Justifique sua resposta.
c) Que paz você gostaria que fosse possível no mundo de hoje?
Gabarito:
1A /2A/3B/4 B /5 A /6 B /7 A/8A  /9  B/10B
/11A/12 A /13 A /14 B
Ray.Costa,31/03/12

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