Pular para o conteúdo principal

Exercício com ADJETIVO

Exercício com ADJETIVO
1) Qual o conceito de ADJETIVO?
a) ( ) É a palavra que dá características a um adjetivo. O adjetivo determina o artigo.
b) ( ) É a palavra que dá características a um substantivo. O adjetivo determina o ser. É necessário identificar o substantivo que é qualificado para localizar o adjetivo.
2) Quais as características de cada nome?
1. Bola
2. Escada
3. Cachorro
4. Menina
a) ( ) Feliz
b) ( ) Valente
c) ( ) Grande
d) ( )Redonda
A opção certa é?
a) A4,B3,C2,D1
b) A3, B1,C4,D2
3) Observe as frases abaixo e diga a que classe as palavras sublinhada pertencem? “O pato bicudo.”, “O cisne é branco.”
a) ( ) Elas pertencem a classe do adjetivo.
b) ( ) Elas pertencem a classe do SUBSTANTIVO.
4) Leia estas frases:
1. Gosto muito de pão francês.
2. O francês está visitando o Brasil.
4.1) A palavra destacada na primeira frase dá qualidade a qual substantivo?
a) ( ) pão.
b) ( ) homem.
4.2) Na segunda frase, a palavra destacada dá qualidade a alguma coisa?
a) ( ) Sim. Nomeia uma pessoa de nacionalidade francesa.
b) ( ) Não. Nomeia uma pessoa de nacionalidade francesa.
5) Uma mesma palavra pode ter funções diferentes na frase?
a) ( ) Não.
b) ( ) Sim.
6) Dependendo da situação, uma mesma palavra pode ter função de adjetivo ou de substantivo. Veja:
1ª O povo brasileiro é festivo.
2ª O brasileiro é festivo.
Qual das palavras destacada, são: Adjetivo e substantivo?
a) ( ) Na frase 1ª, a palavra brasileiro, é um substantivo. E na 2ª frase, a palavra, brasileiro, também é um substantivo.
b) ( ) Na frase 1ª, a palavra brasileiro, é um adjetivo. E na 2ª frase, a palavra, brasileiro, é um substantivo.
7) Nas frases abaixo a palavra destacada está sendo usada como adjetivo ou como substantivo?
1) O meu tênis está velhinho. ________
2) Assisti ao filme O gordo e o magro. _______
3) Naquela casa mora um velhinho. ________
4) Meu gatinho está magro. ________
De acordo com a ordem das frases, a resposta certa é?
a) ( ) Adjetivo-adjetivos-substantivo-adjetivo
b) ( ) Adjetivo-substantivos-substantivo-adjetivo.
8) Leia com atenção os adjetivos e tente adivinhar de quem são essas características. O que é, o que é?
1) É quente, amarelo, brilhante e aquece todo o mundo. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______
2) É redonda, inflável, pode ser preto-e-branco ou colorida e costuma estar nos pés das crianças. ________
3) É peludo, amigo, companheiro, brincalhão e tem quatro patas._______
4) É verde, pode ser florida ou frutífera e está na natureza._____
5) É cacarejadora, rápida, ciscadora, chocadeira e adora comer milho._________
6) É escamoso e vive nos lagos, mares e rios.
De acordo com a ordem das frases a resposta certa é?
a) ( ) O Sol. Bola. Galinha. Peixe Cachorro. Árvore
b) ( ) O Sol. Bola. Cachorro. Árvore. Galinha. Peixe.
9) Depois desse exercício, que nota você atribui para você, em relação aos conhecimentos adquiridos nessa atividade?
( ) REGULAR ( )BOM ( ) ÓTIMO
Gabarito:
1B, 2A, 3A, (4.1A), (4.2B), 5B, 6B, 7B, 8B.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda