Pular para o conteúdo principal

Exercício com o uso do Por que, porque, por quê, porquê

Exercício com o uso do Por que, porque, por quê, porquê
1) Quando é usado o por que separado e sem acento?
a) ( ) Ele é usado no início ou no meio da frase exclamativa .
b) ( ) Ele é usado no início ou no meio da frase interrogativa.

2) Quando se usa o porque, junto e sem acento?
a) ( ) Se usa nas respostas.
b) ( ) Se usa somente no meio das frases.

3) Quando é usado o por quê, separado e com acento?
a) ( ) É usado no fim da frase interrogativa.
b) ( ) É usado no início da frase interrogativa.

4) Quando é usado o porquê, junto e com acento?
a) ( ) Usado como substantivo. Nesse caso, normalmente vem com verbo e admite plural.
b) ( ) Usado como substantivo. Nesse caso, normalmente vem com artigo e admite plural.

5) De acordo com os conceitos anteriores, complete as frases com:
“Por que, porque, por quê, porquê”
a) _______ele se chama ossinho da sorte?
b) Bidu, _______ele se chama ossinho da sorte?
c) _______é muita sorte encontrar um ossinho.
d) Ossinho da sorte ________?
e) Bidu explicou o ________ da sorte. = o motivo)
f) Explique-me os _________da briga.
A resposta correta é?
a) ( ) Porque, Por que, por que, porquê, o porquê, os por quês.
b) ( ) Por que, Por que, porque, por quê, o porquê, os porquês.

6) Complete as frases com Por que, porque, por quê, porquê.
1. _________na posso ir ao cinema? (usado no início de frase interrogativa)
2. _________ você precisa terminar seus exercícios. ( usado em respostas)
3. Não posso ir ao cinema _________? ( usado no fim de frase interrogativa)
4. Queria entender o ________ dessa proibição. (usado como substantivo, igual a “o motivo”)
A resposta certa é?
a) ( ) Por que, porque, por quê, porquê.
b) ( ) Porque, por que, porquê, por quê.
Gabarito:1B,2A, 3A, 4B, 5B, 6A

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda