Pular para o conteúdo principal

Teste com pronome,sujeito, concordância verbal.


Aluno (a) ____________________________________________nº______
Leia o texto e responda as questões abaixo:                     
                              Garota de 7 anos cria selos
A cearense Erika Silva Albuquerque tem 7 anos, mas já sabe o que quer ser: desenhista. E talento ela tem de sobra: Erika foi a vencedora, na categoria desenho, do concurso Criança e Cidadania. Na categoria redação, o primeiro colocado foi o carioca André Queiroz Ramalho, de 10 anos. O desenho de Erika irá virar selos e a redação de André será exposta no Museu dos Correios, em Brasília. Erika e André concorreram com mais de 25 mil crianças. Os trabalhos mostram a visão das crianças em relação aos seus direitos e deveres. 
(...)
                                    Revista Zá. São Paulo, Pinus, abr. I998. p 43.
1.   Observe as orações e responda:
A)   "Os trabalhos mostram a visão das crianças em relação aos seus direitos e deveres."
A.1.Qual é o sujeito? __________________
A.2.Qual é a palavra mais importante do sujeito? ___________
 A. 3.Substitua o sujeito por um pronome. ________
B) “Eu e meus amigos participaremos do próximo concurso de criação de selos.”
B.1.Qual é o sujeito? __________________________________
B. 2. Quais são as palavras mais importantes do sujeito? ______________
B.3. Substitua o sujeito por um pronome. _________
2. Identifique o sujeito das orações em relação aos verbos destacados:
a) Amanhã teremos uma palestra sobre qualidade de vida. _______
b) Neste ano, quero prestar serviço voluntário. __________
c) Tens coragem de jogar lixo no chão? ___________
d) As crianças se empenharam no concurso dos Correios. Mostraram criatividade e senso de cidadania. ________________
3. Como você chegou às respostas da questão anterior?
a) (  ) Pela terminação verbal (itens a, b e c); pelo contexto (item d).
b) (  )Pela terminação verbal (itens a, b e d); pelo contexto (item c).
4. O sujeito oculto é aquele que:
a)  (  ) Está expresso, mas pode ser reconhecido pela terminação do verbo e/ou pelo contexto
b) (  ) Não está expresso, mas pode ser reconhecido pela terminação do verbo e/ou pelo contexto.
5. Responda de acordo com o texto:
a) Erika Silva Albuquerque é de qual estado do Brasil? ____________ .Em 1998, ela tinha 7 anos de idade. Portanto ela nasceu em  19___. Equal a idade de Erika em 2012? _______________. A profissão que ela tinha muito talento era______________. Ela foi a vencedoraem qualcategoria ___________? De qualconcurso? _______________________ Na categoria redação, quem foi o primeiro colocado ______________________________, de 10 anos. Se ele tinha 10 anos de idade em 1998. Ele nasceu em 19____. E em 2012, quantos anos ele completará?________. O vencedor da categoria de redação é de qual estado do Brasil? ______________. Sendo carioca, ele nasceu no interior do estado ou na capital? ________________.
 O desenho de Erika irá virar ________ e a redação de André será _____________ no Museu dos Correios. Onde?_____________. Erika e André concorreram com mais de _________________ crianças. Os trabalhos mostram a visão das crianças em relação aos seus direitos e deveres. 
6.Reescreva as frases a seguir, substituindo as palavras em destaque por pronomes pessoais. Observe o exemplo e continue.
Aninha e Vera são boas amigas. Elas são boas amigas.
a)Nelson, João e eu chegamos tarde.______________________
b)D. Vera e d. Lurdes usam cabelos curtos._____________________
c) D. Teresa e sr. Alfredo levaram as crianças ao parque._____________________________________________
d) Bruno, Leonardo e eu tomamos um lanche. ____________________
7.  Complete as frases com pronomes pessoais do caso reto.
a)         ___ vou para a 7ª serie e ____ vai para qual?
b)         ____vamos passear amanhã, mas ____, o João e a Maria, vão ficar estudando.
c)         _____ficaram tranquilas depois que _____chegamos da festa.
d)         _____ estás enganado ao pensar que ____ chegou atrasado somente ontem.

8.Complete com os pronomes pessoais adequados.
me / mim/ te / ti / contigo / se / si /consigo / nos / conosco / tu / você
a)         Eu não____ esqueci de você.
b)         Você vai viajar ____________?
c)         Eles nunca _______encontraram.
d) Eu entrei em casa e a minha mãe _____ abraçou.
e) Nos _____ esquecemos da lição de casa.
f)         Todos vão pensar em ________.
g)         Tu já ____olhaste no espelho hoje?
h) ____já se olhou no espelho?

9. As palavrasdestacada tem o mesmo significado nas frases abaixo?
a)Eu estou com muita sede.
b)Estamos na sede do Clube Criança Feliz.
1. (  )A palavra sede da letra A(pronuncia-se sêde). É um substantivofeminino; sede da letra B, (pronuncia-se séde).Também é um substantivo feminino. A palavra sede tem significadosiguais nas duas frases.
2. (  )  A palavra sede da letra A(pronuncia-se sêde). É um substantivo feminino; sede da letra B, (pronuncia-se séde).Também é um substantivo feminino. A palavra sede tem significadosdiferentes nas duas frases.
10. Complete as frases com:cavalheiro / cavaleiro.
a)  Jorge mostrou que é um  ______________ ao ceder seu lugar no ônibus para a mulher gravida.
b)  Jorge é um excelente____________. Ganhou medalha de ouro no hipismo dos jogos olímpicos.
1. (  )cavalheiro/cavaleiro.
2. (  )cavaleiro/ cavalheiro



Gabarito:
  resposta da 1:
A.      1.Os  trabalhos;  2.trabalho;.  3. Eles.
B.      1. Eu e meus amigos; 2. Eu, amigos; 3.Nós.
Resposta da 2
a)      Nós.
b)      Eu.
c)      Tu,
d)      Elas, conforme o sujeito expresso na primeira oração (As crianças).
Resposta da 3
letra A
Resposta da 4
letra B
Resposta da 6
a)       Nós chegamos tarde.
b)  Elas usam cabelos curtos.
c)        Eles levaram as crianças ao parque.
d)       Nós tomamos um lanche.
resposta da7.
a)       Eu / você.
b)      Nós / eles.
c)      Elas / nós.
d)      Tu / ele.
Resposta da 8.
a)      me.
b)      conosco.
c)      se.
d)      me.
e)      nos.
f)       mim.
g)      te.
h)      Você.
resposta da 9
Alternativa 2.
Resposta da  10
Alternativa 1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa: origem e influências (Atividade)

Língua: origem e influências 1.      Se alguém lhe perguntar que língua você fala, o que você responderia? a)      ( ) ) Língua Inglesa. b)     ( ) Língua Portuguesa. c)      ( )  ) Língua Brasileira. 2.      A Língua Portuguesa sempre foi do mesmo jeito? a)      ( ) Antes dos Chineses virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. b)     ( ) Antes dos Africanos virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. c)      ( ) Antes dos europeus virem para a América, esse continente era habitado por povos com línguas e hábitos culturais próprios. O contato entre culturas diferentes resultou em transformações tanto para os povos nativos como para os que chegavam. Porém todas essas línguas foram se modificando ao longo do tempo, o que se deve, em parte, à incorporação

Estudo e atividade sobre o trecho do texto "As aventuras de Robinson Crusoé de Daniel Defoe

Daniel Defoe (1660-1731).  Escritor inglês, publicou em 1719 sua mais conhecida obra.  O livro ―As aventuras de Robinson Crusoé‖ são narradas as aventuras de um jovem que, em 1652, decide deixar a Inglaterra para enfrentar os mais diversos desafios que as viagens pelo mar podiam lhe oferecer. Depois de escapar de um naufrágio e de libertar-se de piratas, chega ao Brasil, onde se estabelece como proprietário de uma lucrativa plantação que o torna muito rico. Mesmo assim, resolve partir em busca de novas aventuras... Mas o navio em que viajava naufraga e, como único sobrevivente, passa a viver em uma ilha deserta, ao norte da América do Sul. Com o que recupera do naufrágio e com os recursos disponíveis no lugar, constrói tudo o que é necessário para sua sobrevivência. Desse modo, reproduz na ilha muitos aspectos de seu ambiente de origem, a sociedade inglesa do século XVII. Robinson Crusoé vive ali durante muitos anos e as únicas pessoas que avista são alguns:

Atividade com substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto.

Teste seus conhecimentos sobre o substantivo, adjetivo, artigo e numeral no texto. Leia o texto. Andréia  É, eu tenho uma dessas irmãs. Das que dão certo em tudo.  Adiantada na escola, bonita, cheia de amigas. Mais velha do que eu dois anos. [...] Andréia. Até o nome dela é chique. O meu é Clarice, não  é que seja feio, mas Andréia é muito mais bacana. Eu e ela estudamos infelizmente na mesma escola. Estou cansada de saber que os professores todos nos comparam, mesmo sem comentar nada. É claro que nenhum professor vai falar  “sua irmã é melhor do que você”. Não falam, mas pesam. Basta olhar as notas dela e as minhas,  os cadernos e os livros dela e os meus. Às vezes eu herdo os livros dela, quando não saem do programa, mas nem posso dizer que é por isso que eles estão estragados. Quando eu pego, nem sei por quê, mas na  segunda